O programa RADAR como auxílio na resolução das demandas repetitivas e garantia de eficiência processual

Autores/as

  • Sabrina Daiane Staats Faculdade Meridional de Passo Fundo
  • Fausto Santos de Morais Faculdade Meridional de Passo Fundo

Resumen

A presença de sistemas de inteligência artificial no âmbito do Poder Judiciário levanta questões que fazem com que se passe a refletir sobre os reflexos do emprego dessas tecnologias no direito, especialmente no Brasil, onde os elevados números de processos que aguardam uma solução lotam os Tribunais. Com vistas a isso, sistemas como o RADAR foram desenvolvidos com o escopo de agilizar os trâmites dos processos, proferindo-se decisões judiciais em menor tempo. Diante disso o presente trabalho pretende investigar como o programa RADAR pode contribuir para a celeridade e eficiência processual. Desenvolvendo a partir da hipótese que recursos de inteligência artificial como o RADAR podem garantir a eficiência processual na aplicação nas demandas repetitivas. Tendo por objetivo apresentar o programa RADAR como auxílio na resolução das demandas repetitivas e garantia da celeridade processual. A pesquisa foi realizada por meio do método dedutivo e técnica de revisão bibliográfica.

Biografía del autor/a

Sabrina Daiane Staats, Faculdade Meridional de Passo Fundo

Mestranda em Direito pela Faculdade Meridional de Passo Fundo. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. E-mail: sabristaats@gmail.com.

Fausto Santos de Morais, Faculdade Meridional de Passo Fundo

Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor da Escola de Direito da Faculdade Meridional de Passo Fundo. E-mail: faustosmorais@gmail.com.

Publicado

2020-11-26