Análise multicritério aplicada a escolha de projetos especificados pela resolução nº 154/2012 do Conselho Nacional de Justiça

Autores/as

  • Bruno Rodrigues de Oliveira Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-1037-6541
  • Lucas Rodrigues Oliveira Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
  • Marco Aparecido Queiroz Duarte Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Unidade de Cassilândia/MS.

Palabras clave:

Análise hierárquica de processos, Tomada dedecisão, Resolução nº 154/2012, Gestão do judiciário.

Resumen

A Resolução nº 154/2012 do Conselho Nacional de Justiça normatiza a destinação de recursos provenientes das prestações pecuniárias às entidades cadastradas na unidade gestora da execução penal. Para escolher as entidades que serão beneficiadas, o gestor deve verificar quais se enquadram nos requisitos estabelecidos na Resolução. Para auxiliar o decisor neste processo de escolha, neste trabalho é proposto um modelo de hierarquização do problema utilizando o método de decisão multicritério denominado Análise Hierárquica de Processos. O modelo hierárquico proposto é submetido a dois testes de adequabilidade para o problema em questão: os requisitos fundamentais de um modelo de hierarquia são verificados e um teste de decisão hipotético é realizado, do qual se espera um determinado resultado. Os julgamentos realizados mostram-se apropriados à discriminação das três entidades consideradas. Além destes, os índices de consistência atingiram valores abaixo daquele pretendido e a análise de sensibilidade reforçou a relação de prioridade encontrada para a escolha das entidades. Conclusões: Os métodos de análise multicritério AHP junto com o modelo hierárquico proposto mostram-se adequados e eficazes na tarefa de escolher uma entidade a ser beneficiada com os recursos provenientes das prestações pecuniárias.

Biografía del autor/a

Bruno Rodrigues de Oliveira, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul

Graduado em Matemática (UEMS). Especialista em Engenharia de Sistemas (ESAB). Mestre em Engenharia Elétrica (UNESP-Ilha Solteira-SP). Distribuidor/Contador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Comarca de Chapadão do Sul-MS.

Lucas Rodrigues Oliveira, Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul

Lucas Rodrigues Oliveira é aluno do curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado da UEMS de Paranaíba. Especialista em Literatura Brasileira na Faculdade Barão de Mauá. Graduado em Letras - Habilitação Português/Inglês na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS - Unidade Universitária de Cassilândia. Professor de Língua Portuguesa e Literatura na rede municipal e estadual de ensino no município de Chapadão do Sul - MS.

Marco Aparecido Queiroz Duarte, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Unidade de Cassilândia/MS.

Graduado em Matemática. Mestrado e Doutorado pela UNESP de Ilha Solteira-SP. Pós-doutorado pelo ITA. Professor no curso de Licenciatura em Matemática da UEMS unidade de Cassilândia.

Publicado

2016-09-21

Número

Sección

Artigos (Papers)