Revisão sistemática

ontologias e inteligência artificial aplicadas ao Direito

Autores/as

  • Gerson Bovi Kaster Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aires José Rover Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

Considerando a diversidade de possíveis soluções para automatização de atividades da área do direito nos cartórios, gabinetes e escritórios de advocacia, este trabalho se restringe a avaliar a utilização de ontologias aplicadas em sistemas computacionais, associados com técnicas de inteligência artificial. Também serão discutidas questões sobre o Direito, uma disciplina que versa essencialmente sobre assuntos da vida em sociedade, sobre o que é permitido, obrigatório ou proibido, e sobre as sanções associadas a cada infração às normas. Nesse sentido, a adoção de uma ontologia e sistemas computacionais que automatizem processamento de informações, para serem aplicados aos casos jurídicos, precisam considerar, além da norma (lei, jurisprudência) escrita, a própria vida em sociedade e as relações entre as pessoas.

Biografía del autor/a

Gerson Bovi Kaster, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil, gersonbk@gmail.com.

Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor, Mestre e Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Ajunto II da mesma instituição, Florianópolis, SC, Brasil, aires.rover@gmail.com.

Publicado

2019-10-22