Revisão sistemática

ontologias e inteligência artificial aplicadas ao Direito

  • Gerson Bovi Kaster Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aires José Rover Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Considerando a diversidade de possíveis soluções para automatização de atividades da área do direito nos cartórios, gabinetes e escritórios de advocacia, este trabalho se restringe a avaliar a utilização de ontologias aplicadas em sistemas computacionais, associados com técnicas de inteligência artificial. Também serão discutidas questões sobre o Direito, uma disciplina que versa essencialmente sobre assuntos da vida em sociedade, sobre o que é permitido, obrigatório ou proibido, e sobre as sanções associadas a cada infração às normas. Nesse sentido, a adoção de uma ontologia e sistemas computacionais que automatizem processamento de informações, para serem aplicados aos casos jurídicos, precisam considerar, além da norma (lei, jurisprudência) escrita, a própria vida em sociedade e as relações entre as pessoas.

Biografia do Autor

Gerson Bovi Kaster, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil, gersonbk@gmail.com.
Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor, Mestre e Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Ajunto II da mesma instituição, Florianópolis, SC, Brasil, aires.rover@gmail.com.
Publicado
2019-10-22