PROPAGANDAS POLÍTICAS NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: uma análise sob as lentes da sustentabilidade e da democracia

Autores/as

  • Nathalie Kuczura Nedel UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Cristiane Penning Pauli de Menezes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Bruna Hundertmarch UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Isabel Christine De Gregory UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Palabras clave:

Propagandas políticas, Sustentabilidade, Democracia

Resumen

Com o advento da sociedade informacional não foram só as formas de governar que se reestruturaram, as propagandas políticas também ganharam espaço na rede, revelando-se como importante instrumento de amplo alcance da informação, se prestando inclusive como instrumento apto aos representantes persuadirem a sociedade, possibilitando, desta feita, a participação da população na vida política, bem como a aproximação entre eleitores e representantes eleitos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo investigar em que medida as propagandas políticas disseminadas no âmbito virtual do Brasil revelam-se aptas a tutelar a democracia, bem como verificar se estas observam a sustentabilidade em suas variadas facetas. Para tanto, utilizou-se como método de abordagem o método dedutivo, associado ao método de procedimento comparativo, mediante análises bibliográfica e documental. Já como técnica de pesquisa usaram-se resumos e fichamentos. A título de conclusão obteve-se que as atuais propagandas políticas da sociedade informacional revelam-se cada vez mais próximas da democracia e da sustentabilidade política, visto que acabam por aproximar o eleitor do campo político, situação que leva a concluir pela necessidade de criação de instrumentos aptos a coagir o eleito a cumprir com as propostas apresentadas à sociedade. Somente assim, ter-se-ia um governo erigido na democracia e sustentabilidade e que busca atender às necessidades das presentes gerações sem comprometer as necessidades das futuras gerações.

Biografía del autor/a

Nathalie Kuczura Nedel, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Professora substituta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Direito na Linha de Pesquisa Direito da Sociobiodiversidade e Sustentabilidade. Integrante do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade, certificado pela UFSM e registrado no CNPQ. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Santa Maria – RS

Cristiane Penning Pauli de Menezes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Advogada. Especialista em Temas Emergentes do Direito Empresarial pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria – UNIFRA (2012). Graduanda no Programa de Graduação de Formação de Professores pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade. Santa Maria – RS.

Bruna Hundertmarch, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Mestranda em Direito na Linha de pesquisa Direitos da Sociobiodiversidade e Sustentabilidade pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Graduanda no Programa de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Franciscano. Bolsista CAPES. Santa Maria – RS.

Isabel Christine De Gregory, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Doutora em Desenvolvimento Regional. Professora do Curso de Direito da UFSM. Chefe do Departamento de Direito da UFSM. Santa Maria – RS

Publicado

2014-12-10

Número

Sección

Governo eletrônico e inclusão digital