A Emergência, auto-organização social e o governo eletrônico: uma visão da organização social a serviço do cidadão sob a ótica de Maturana e Varela

  • Egon Sewald Junior UFSC
  • Aires José Rover Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão de Conhecimento/ Departamento de Direito, Centro de Ciências Jurídicas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: Emergência, Auto-organização, Participação popular, Governo Eletrônico, Sociedade do conhecimento

Resumo

O estudo se propõe a analisar o papel do governo eletrônico e da Web 2.0 como fatores de promoção da cidadania sob a ótica de emergência proposta por Maturana e Varela. Nessa perspectiva, considerou-se necessária conceituação da emergência, suas relações biológicas, e reflexo na interação social, bem como a compreensão do cenário do debate, a Sociedade da Informação, para, em seguida, avançar na compreensão do governo eletrônico, seus estágios de desenvolvimento e objetivos. Para tanto, utilizou-se como metodologia de estudo de caso através da avaliação de serviços que emergiram da organização social e que auxiliam a promoção da cidadania, através da participação da população no processo decisório e/ou de fiscalização. Os resultados parciais do estudo sinalizam que para a efetivação da cidadania, principal diretriz do e-gov, é indispensável o aperfeiçoamento e desenvolvimento de ferramentas que promovam integração com os cidadãos e que a vontade popular é fundamental para sua efetivação.

Biografia do Autor

Egon Sewald Junior, UFSC
Graduação em Bacharel Em Sistemas de Informação pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Itajaí (2002), Especialização em Tecnologia de Informação Aplicado na Gestão de Negócios pela Universidade Regional de Blumenau (2005) e cursa Pós-Graduação Strictu Sensu em nível de mestrado no Departamento de Engenharia e Gestão de Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou recentemente como docente na Faculdade de Ciência e Tecnologia do Vale, Fundação Educacional Hansa Hammonia e Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Atualmente é diretor - Fábrica de Software Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Inmteligência Artificial, Inteligência Competitiva, informação, qualidade de software e filosofia da mente.
Publicado
2012-06-17
Seção
Artigos (Papers)