Protesto eletrônico de títulos
estudo sobre viabilização de recuperação de créditos pós-pandemia para a Caixa Econômica Federal
Resumo
O presente artigo se propõe a discutir a utilização do protesto eletrônico de títulos para fins de recuperação de créditos no cenário pós-pandemia da COVID-19 face ao modelo adotado hodiernamente pela Caixa Econômica Federal (CEF). Por se tratar do uso de novas tecnologias, parte do princípio de que esse novo mecanismo permitirá maior celeridade e preservação das relações entre o banco e os seus clientes por primar por uma atuação mais transparente e de fácil realização. Dessa forma, visando alcançar esse objetivo, adotou-se como metodologia pesquisa bibliográfica a fim de fazermos uma seleção de fontes pertinentes ao assunto abordado e, uma vez coletadas as fontes, buscaremos dissertar com base em fundamentações teóricas a partir do método indutivo. Entre os objetivos alcançados pode-se elencar que tomando por referência a criação do protesto eletrônico, aliado à integração de todos os cartórios do estado de São Paulo, pode-se inferir que o surgimento desses módulos são capazes de estimular o cumprimento da função social desempenhada pelas entidades bancárias, como a Caixa que, terá maior lucratividade, pois a redução de custos operacionais acarreta no maior desenvolvimento de suas atividades, entregando serviços mais competitivos perante o mercado brasileiro.
Publicado
2020-11-26
Seção
31º Encontro Ibero Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital
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