O uso das mídias sociais na terceira idade

a autopoiese e a clausura estrutural nas relações virtuais

Resumo

As diferentes interações permeadas pela tecnologia vêm perturbando a sociedade nas áreas sociais e comportamentais, modificando sobretudo as relações interpessoais existentes nos âmbitos pessoais ou profissionais. Com o propósito de identificar como o uso das mídias sociais na terceira idade pode impactar na Autopoiese e na clausura estrutural das relações virtuais, realizou-se um estudo com pessoas da terceira idade que participam de um grupo de estudos regulares voltados para a terceira idade, para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa caracterizada como descritiva, a escolha pelos instrumentos de coleta de dados primários constituíram em entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes do curso, e na sequência para verificar a relevância do tema, a coleta de dados secundários deu-se por uma do Portal Periódicos da Capes, pois ele indexa conteúdos interdisciplinares em diferentes áreas do conhecimento. Com base no resultado desta pesquisa, pode-se inferir que os seres vivos podem ser considerados unidades autônomas, ou seja, autopoiéticas. Pois, por mais que ocorram perturbações, precisamos ter consciência, e refletir sobre as dificuldades encontradas nas evoluções tecnológicas e das adaptações as mudanças que ocorrem em nosso corpo ao longo da vida. Normalmente as barreiras impostas estão relacionadas a problemas motores, cognitivos, ou até mesmo a questões sociais e técnicas, permeadas especialmente pela rapidez das inovações disruptivas.

Biografia do Autor

Leila Regina Techio, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, leila.lrt@gmail.com.
Marcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, marciovieiradesouza@gmail.com.
Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Direito, Universidade Federal de Santa Catarina, Programas de Pós-graduação em Direito e em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, aires.rover@gmail.com.
Publicado
2020-08-21