A identificação de acoplamentos estruturais no processo de aprendizagem e formação proporcionada pelo ICON

Universidade Corporativa do Tribunal de Contas – TCE/SC

  • Edimeia Liliani Schnitzler Universidade Federal de Santa Catarina
  • Pablo Procópio Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aires José Rover Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-1070-5357

Resumo

O mundo organizacional atual modificou-se de forma abrupta, tanto entidades privadas ou quanto públicas, prezam por meio de produção baseado no conhecimento afim de obterem êxito em suas atividades. Neste contexto o processo de aprendizagem, capacitação dos colaboradores tornou-se algo fundamental. Desta forma, a proposta deste artigo é a verificar relações entre o conceito de acoplamento estrutural, da teoria da autopoiesis de Maturana e Varela (1995), com os conceitos de Universidade Corporativa por meio da apresentação de um estudo de caso. O projeto analisado como caso deste trabalho foi do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina que proporciona capacitação sobre as contas e diretrizes orçamentárias à suas partes interessadas (municípios e órgão do governo do estado) e aos demais cidadãos do Estado. Desta forma observou-se que os princípios da teoria dos autores chilenos podem ser percebidos em diversos aspectos, principalmente ao contemplar todo, resultando em uma visão crítica e sistêmica para sociedade como um todo. Desta forma pode-se falar que uma possível evolução da Universidade Corporativa em Rede é a Universidade Autopoiética.

Biografia do Autor

Edimeia Liliani Schnitzler, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, edililica@yahoo.com.br.
Pablo Procópio Martins, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, pablopmartins@gmail.com.
Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Direito, Universidade Federal de Santa Catarina, Programas de Pós-graduação em Direito e em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, aires.rover@gmail.com.
Publicado
2020-08-21