Instrumentos de automação da defesa judicial aplicados pela administração pública federal brasileira
do eletrônico ao digital
Resumo
O estudo pretende apresentar algumas das mais recentes experiências no uso de ferramentas de automação na gestão dos processos judiciais aplicados na defesa do Poder Executivo Federal no Brasil. Para tanto, por meio de uma abordagem marcadamente descritiva, são apresentados aspectos básicos da organização do Estado brasileiro e do Poder Judiciário, bem como dados da realidade nacional e que refletem no volume processual enfrentado pelos advogados públicos brasileiros, na defesa do patrimônio e erários públicos. Como base teórica, adota-se a doutrina especializada sobre o tema e dados acessíveis nos portais oficiais do Governo Federal. Pretende-se, ainda, explicar o funcionamento da interface utilizada pela Advocacia-Geral da União com o Poder Judiciário e elencar as ferramentas de automação nas ações judiciais em que a Administração Pública federal é parte. O método de abordagem é o dedutivo, por meio da técnica de pesquisa bibliográfica e documental, com análise da legislação envolvida, da doutrina sobre o tema e de outros documentos que se mostraram importantes ao desenvolvimento do trabalho.
Publicado
2020-03-10
Seção
30º Encontro Ibero Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-ND 2.0 BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).