Classificação de sentenças de Juizado Especial Cível utilizando aprendizado de máquina

Resumo

O artigo expõe um estudo de caso realizado no Juizado Especial Cível da Universidade Federal de Santa Catarina (JEC/UFSC), tendo como objetivo empregar diferentes técnicas de Aprendizado de Máquina para classificar sentenças sobre falhas no serviço de transporte aéreo (Direito do Consumidor) em quatro classes: “procedente”, “parcialmente procedente”, “improcedente” e “extinção sem resolução do mérito”. Foram realizados dois experimentos, sendo um com o texto integral da sentença e outro com a retirada da parte dispositiva, isto é, do texto que representa o resultado processual (a classe). A acurácia obtida pelos classificadores no segundo experimento sofreu uma mínima redução. De maneira geral, os modelos obtidos pela Regressão Logística, pela RNA e pela Floresta Aleatória alcançaram maior desempenho para as classes “procedente”, “parcialmente procedente” e “improcedente”, enquanto que para classe “extinção”, cuja amostra é menor, o maior desempenho foi obtido pelo SVM com Kernel RBF. Utilizou-se a ferramenta Orange, versão 3.22, software de código aberto executado em Python.

Biografia do Autor

Isabela Cristina Sabo, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: isabelasabo@gmail.com.
Thiago Raulino Dal Pont, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestrando em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: thiagordalpont@gmail.com.
Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado da mesma universidade, lotado no Departamento de Direito. E-mail: aires.rover@gmail.com.
Jomi Fred Hübner, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, lotado no Departamento de Engenharia de Automação e Sistemas. E-mail: jomifred@gmail.com.
Publicado
2020-01-10
Seção
30º Encontro Ibero Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital