Relação entre produtividade e uso de melhores práticas judiciais

  • Tiago Ribeiro Alves de Melo Universidade de Salamaca
  • Egon Sewald Junior Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A produtividade representa preocupação do poder judiciário O presente trabalho tem como objetivo identificar relações entre variáveis de congestionamento e de administração judiciária, para estabelecer motivos que possam estar relacionados à produtividade, celeridade e efetividade. Usando para isso de técnica de regressão estatística de dados em painel, parte da hipótese que exista relação entre variáveis como taxa de congestionamento, índice de atendimento e produtividade e boa aplicação de tecnologias de informação. Para realizar as pesquisas foram estabelecidas três etapas: (1) identificação de “Varas Modelo”, unidades jurisdicionais com desempenho superior à média, que aplicam tecnologia de informação adequadamente; (2) construção de tribunais fictícios; (3) regressão, contrastando os tribunais fictícios com reais. As variáveis usadas apresentaram resultados expressivos, confirmando hipótese da melhora significativa da prestação jurisdicional dos Tribunais compostos por “Varas Modelo”, mostrando que a utilização de um sistema de informação robusto é capaz de promover os conceitos de gestão.

Biografia do Autor

Tiago Ribeiro Alves de Melo, Universidade de Salamaca
Doutor em Administração pela Universidade Salamanca. Salamanca, Castilla y León, Espanha. E-mail: melotiago@hotmail.com.
Egon Sewald Junior, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Engenharia e Gestão de Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: egon.junior@ifsc.edu.br.
Publicado
2018-11-27
Seção
Artigos (Papers)