Internet das Coisas (IOT), ambientes e cidades inteligentes

expectativas da sociedade e do Direito

  • Isabela Cristina Sabo Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Henrique Sabo Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Tarcisio Teixeira Universidade Estadual de Londrina
  • Aires José Rover Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Empregando-se o método dedutivo, expõe-se, em um primeiro momento, as contribuições da Internet das Coisas (IoT) quando destinada ao planejamento ambiental e urbano, especificamente na construção das “smart cities” (cidades inteligentes) e dos “smart environments” (ambientes inteligentes). Após, levantados alguns possíveis e futuros conflitos decorrentes do manejo inadequado da tecnologia, demonstra-se, como hipótese inicial, meios de promoção e orientação a par do Direito, indicando a política pública como instrumento alternativo à criação de leis. Considerando que no processo de ação, implementação e avaliação da política pública, a participação social é imprescindível, aponta-se vias efetivas de colaboração e manifestação social quanto à inserção da IoT. Ao final, apresentam-se os recentes avanços brasileiros na condução do tema, sobretudo a elaboração do Plano Nacional de Internet das Coisas.

Biografia do Autor

Isabela Cristina Sabo, Universidade Estadual de Londrina
Mestranda em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. E-mail: isabelasabo@gmail.com.
Paulo Henrique Sabo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre e Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. E-mail: phsabo@gmail.com.
Tarcisio Teixeira, Universidade Estadual de Londrina
Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: tarcisioteixeira@tarcisioteixeira.com.br.
Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor, Mestre e Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: aires.rover@gmail.com.
Publicado
2018-11-01
Seção
Artigos (Papers)