Gestão de Conhecimento para Administração Judiciária: Levantamento de demandas de conhecimento e estabelecimento de ontologias

  • Egon Sewald Junior EGC/UFSC
  • Paulo Fernando Silva EGC/UFSC
  • Edson Rosa Gomes da Silva EGC/UFSC
Palavras-chave: Administração Judiciária, Gestão do conhecimento, Engenharia do Conhecimento, Ontologias

Resumo

A gestão de conhecimento vem apoiando os processos de gestão em organizações de diversas esferas e tipos. Por sua vez observa-se uma lacuna entre a aplicação de ferramentas entre as instituições públicas e privadas. O poder judiciário tem como objetivo guardar a legislação e julgar os litígios, os conflitos de interesses e, com isso, manter a ordem da sociedade e, para isso, deve ser bem gerido de forma que seus recursos atendam as necessidades, garantindo celeridade e eficácia dos trabalhos do poder judiciário. Este artigo é desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica e observações referente a administração judiciária, bem como estabelecer ferramentas e processos de modo que o conhecimento aplicado no processo decisório seja mantido na organização e, com isso, apoie as decisões dos magistrados gestores. O trabalho apresenta as ferramentas aplicadas para contextualizar e descrever o conhecimento utilizados na tomada, a fim de estabelecer demandas de conhecimento. Também apresenta o uso de ontologias, que se apresenta como método que será aplicado para modelar, guardar e apresentar as informações e conhecimento demandando. Este trabalho se refere a um ensaio inicial, não gerando dados conclusivos.

Biografia do Autor

Paulo Fernando Silva, EGC/UFSC
Bacharel em Ciência da Computação pela FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau (2001) e mestrado em Ciências da Computação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, área de concentração Engenharia do Conhecimento. Professor da FURB (graduação em ciência da computação e sistemas de informação).
Edson Rosa Gomes da Silva, EGC/UFSC
Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, tem especialização em Segurança Pública e mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Doutorando do Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Policial Militar com grande experiência profissional na Atividade de Inteligência de Segurança Pública e com Análise e Desenvolvimento de Projetos. Foi Chefe da Divisão de Informática e Tecnologia da Diretoria de Informação e Inteligência - Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina 2004/2009. Professor da Escola Penitenciária no Curso de Formação de Agentes Prisionais (2008, 2009 e 2010), ministrante das disciplinas: Introdução à Atividade de Inteligência de Segurança Pública e Sistemas Integrados de Segurança Pública. Atuou como Professor-tutor de ensino a distância da UFSC (2007). Professor conteudista para disciplinas de Pós-graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2008 e 2009). Professor tutor da Pós-graduação nível de especialização da UNISUL Virtual, disciplina Análise Criminal e Gestão Estratégica em Segurança pública (2010). É Professor Tutor do ensino a distância da SENASP, mediando a aprendizagem para profissionais de segurança pública com destaque nas disciplinas de Planejamento Estratégico e Análise Criminal. Esteve a disposição da SENASP (2009) como Gestor dos Sistemas de Conhecimento da Coordenação de Redes e Sistemas de Inteligência - Coordenação-Geral de Inteligência (CGI/SENASP), atuou como Gestor da Base Nacional de Conhecimento e Sistema de Comunicação Segura. Institucionalizou junto a Coordenação-Geral e Ensino da SENASP o Curso Sistemas de Conhecimento para Inteligência de Segurança Pública. Atualmente está na Diretoria de Planejamento e Avaliação da SSP/SC atuando como analista de projeto para execução. Pesquisador do CNPq pelo Grupo de Pesquisa Governo eletrônico, inclusão digital e sociedade do conhecimento UFSC. Como ênfase de atuação destaca-se: Integração de Informações e Interoperabilidade de Sistemas, atuando principalmente nos temas relacionados com sistema de informação prisional; Engenharia e gestão do conhecimento para gestão pública; eficiência para sistemas integrados; integração e análise de dados; economia do conhecimento e utilização das tecnologias da informação e comunicação para suporte ao cidadão com suporte do governo eletrônico.
Publicado
2011-11-03
Seção
Artigos (Papers)