Gestão de Conhecimento para Administração Judiciária: Levantamento de demandas de conhecimento e estabelecimento de ontologias
Palavras-chave:
Administração Judiciária, Gestão do conhecimento, Engenharia do Conhecimento, Ontologias
Resumo
A gestão de conhecimento vem apoiando os processos de gestão em organizações de diversas esferas e tipos. Por sua vez observa-se uma lacuna entre a aplicação de ferramentas entre as instituições públicas e privadas. O poder judiciário tem como objetivo guardar a legislação e julgar os litígios, os conflitos de interesses e, com isso, manter a ordem da sociedade e, para isso, deve ser bem gerido de forma que seus recursos atendam as necessidades, garantindo celeridade e eficácia dos trabalhos do poder judiciário. Este artigo é desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica e observações referente a administração judiciária, bem como estabelecer ferramentas e processos de modo que o conhecimento aplicado no processo decisório seja mantido na organização e, com isso, apoie as decisões dos magistrados gestores. O trabalho apresenta as ferramentas aplicadas para contextualizar e descrever o conhecimento utilizados na tomada, a fim de estabelecer demandas de conhecimento. Também apresenta o uso de ontologias, que se apresenta como método que será aplicado para modelar, guardar e apresentar as informações e conhecimento demandando. Este trabalho se refere a um ensaio inicial, não gerando dados conclusivos.
Publicado
2011-11-03
Edição
Seção
Artigos (Papers)
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