Contribuições das Tecnologias KDD e DW como Ferramentas de Gestão do Conhecimento Aplicadas ao Processo de Compras do Governo Eletrônico

  • Isamir Machado de Carvalho UFSC
  • Denise L. C. Muñhoz UFSC
  • Marcus Vinícius Anátocles da Silva Ferreira UFSC
  • Paloma Maria Santos UFSC
  • Aires José Rover UFSC
  • Francisco Antônio Pereira Fialho UFSC
Palavras-chave: Governo Eletrônico, Compras Governamentais, Data Warehouse - DW, Knowledge Discovery in Databases - KDD, Data Mining, Gestão do Conhecimento.

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever as contribuições do uso das tecnologias Knowledge Discovery in Databases - KDD e Data Warehouse - DW como ferramentas de gestão do conhecimento aplicadas ao processo de compras do governo eletrônico. Explica-se a gestão do conhecimento com foco em sua importância para a área pública e nas tecnologias adotadas. Adicionalmente, o processo de compras governamentais é abordado bem como o uso de sistemas tecnológicos e seu funcionamento no governo eletrônico. Utilizou-se a estratégia de estudo de caso com métodos qualitativos para levantamento e análise dos dados, por meio de análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Foi possível constatar que no período de 2004 a 2009 houve evolução no uso de tecnologias cada vez mais refinadas. A partir das análises deste estudo observam-se evidências de que tecnologias de inteligência têm apoiado a tomada de decisão e contribuído para a transparência e a economicidade nas compras no âmbito do governo eletrônico no Brasil.
Seção
Artigos (Papers)