A Campanha Eleitoral na Internet: Uma Análise do Twitter dos Candidatos à Presidência Dilma Roussef e José Serra
Palavras-chave:
Campanha eleitoral, Internet, Twitter.
Resumo
O presente trabalho busca descrever como ocorreu a campanha eleitoral na Internet, em 2010, dos candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Para isso, é analisado o site de relacionamento Twitter, um dos mais utilizados no Brasil e que ganha novos adeptos todos os dias. O objetivo é saber como os dois principais candidatos utilizaram a ferramenta nas últimas 24 horas, antes e depois da eleição para o segundo turno, ocorrida em 31 de outubro de 2010.
Publicado
2011-11-03
Edição
Seção
Artigos (Papers)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-ND 2.0 BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).