Políticas públicas responsivas do Conselho Nacional de Justiça: análise da ouvidoria

  • Geovana Cartaxo Freire Professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) Doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Marciele Berger Bernardes
  • Aires José Rover
Palavras-chave: Ouvidoria, Transparência, Processo Eletrônico, Responsividade, Políticas Públicas

Resumo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) representa um marco no processo de Reforma do Sistema de Justiça, a partir da Emenda Constitucional 45/2004 tem início uma série de transformações com foco na elaboração de políticas públicas efetivadas pelo CNJ. O presente artigo procura analisar as ações de transparência e accountability engendradas pelo CNJ a partir da implantação das ouvidorias instituídas pelas resoluções CNJ 67/2009 (regimento interno) e 103/2010 e seus relatórios. Procurar-se-á aferir o uso dos meios digitais para comunicação do cidadão com o judiciário e se esta demanda caracteriza uma virtualização do sistema. A partir da análise dos relatórios da Ouvidoria nos anos de 2010 e 2011 será investigada a responsividade às demandas, identificando quais as reclamações mais frequentes e políticas de resposta efetivadas. O processo eletrônico, como face mais visível da virtualização do Judiciário, será uma das variáveis na investigação, a fim de aferir se a implantação do processo eletrônico representa alguma mudança nos índices de reclamação. Para tanto, serão verificados os Relatórios Justiça em Números (2009 e 2010) e os Relatórios das Ouvidorias, numa análise comparativa.

Biografia do Autor

Geovana Cartaxo Freire, Professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) Doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Professora de Direito Ambiental, Sociedade da Informação e Direito do Consumidor na UNIFOR. DOutoranda da UFSC, desenvolvendo pesquisas sobre ciberdemocracia no Judiciário. Coordenadora do Projeto de Pesquisa CIberdemocracia na UNIFOR. Membro do Grupo Egov e Inclusão Digital da UFSC.
Publicado
2011-11-03
Seção
Artigos (Papers)