Justiça Estadual Brasileira: Aderência às práticas de Governança de Tecnologia da Informação

  • Maurício José Ribeiro Rotta Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento
  • Aires José Rover Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento
  • Paulo Silva Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento
Palavras-chave: Governança de TI, Tribunais de Justiça Estaduais, Modernização do Poder Judiciário, e-Governo, Governo Eletrônico

Resumo

O Poder Judiciário Brasileiro passa por mudanças, em reposta ao crescente número de demandas e litígios legais e o aumento do grau de conscientização e exigência da sociedade frente ao Estado. Para tanto, os Tribunais estão sendo instrumentalizados, por meio da modernização dos diplomas legais, bem como pela aplicação de recursos advindos da tecnologia da informação e a disponibilização destes recursos aos operadores do Direito, visando à melhoria da oferta da jurisdição à população e consequentemente, o alargamento do espaço para a democratização do acesso à Justiça. Frente ao cenário apresentado, este artigo busca analisar a situação da Justiça Estadual Brasileira, conforme a percepção dos responsáveis pelo setor de Tecnologia da Informação dos Tribunais de Justiça Estaduais, considerando o nível de aplicação de práticas de Governança de TI, buscando a modernização do Poder Judiciário.

Biografia do Autor

Maurício José Ribeiro Rotta, Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento
EGC - Engenharia e Gestão do Conhecimento Aluno de Mestrado
Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento
EGC - Engenharia e Gestão do Conhecimento Professor
Paulo Silva, Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento
EGC - Engenharia e Gestão do Conhecimento Aluno de Doutorado
Publicado
2011-11-03
Seção
Artigos (Papers)