Considerações a respeito da cidadania e governo eletrônico na Sociedade do Conhecimento

  • Gisele Vasconcelos Dziekaniak FURG
Palavras-chave: cidadania, sociedade do conhecimento, governo eletrônico, redes sociais.

Resumo

O artigo tece considerações a respeito da relação entre governo eletrônico e cidadania com base nas prerrogativas para o desenvolvimento da sociedade do conhecimento, caracterizada pelo uso intensivo de conhecimento e, pelas possibilidades advindas das tecnologias da informação e comunicação. Explora conceitos e visões a respeito do governo eletrônico, além de discutir o papel da informação, da cidadania e da educação como facetas indispensáveis para o desenvolvimento da sociedade do conhecimento. Defende que as redes sociais sejam um dos canais de comunicação que mais possuem condições de auxiliar no processo de desenvolvimento da e-cidadania, haja vista que as mesmas são um fenômeno que se estabelecem a partir de potencialidades tecnológicas, porém, principalmente partem do interesse das pessoas em trabalharem em colaboração na descoberta de soluções para problemas ou dúvidas específicas, mas que, de certo modo, envolve a vida do coletivo, através de uma filosofia de descentralização. Conclui que a sociedade do conhecimento só poderá ser considerada realidade quando, no mínimo, o Governo, através das tecnologias da informação e comunicação se torne canal aberto ao diálogo, oportunizando ao cidadão o exercício pleno da cidadania, mesmo quando as decisões daí resultantes, não estejam em conformidade com as visões deste Governo; estabelecendo-se na liberdade não somente de opinião, como também da possibilidade ações civis coletivas.

Biografia do Autor

Gisele Vasconcelos Dziekaniak, FURG
Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Conhecimento e Tecnologia (EduTec), credenciado no CNPq.
Publicado
2010-11-01
Seção
Artigos (Papers)