SERVIÇOS PÚBLICOS E MAPAS TÁTEIS ACESSÍVEIS VIA WEB PARA USUÁRIOS DEFICIENTES VISUAIS

  • Geisa Golin Albano IF-SC
  • Ruth Emilia Nogueira Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Serviços Públicos, Acessibilidade Web, Deficientes Visuais

Resumo

Este artigo aborda a necessidade dos cidadãos deficientes visuais de acessarem a Web, conhecerem os serviços públicos da cidade em que vivem e fazerem parte da sociedade plenamente. Aborda-se como informações sobre serviços públicos e mapas táteis de rotas urbanas podem ser disponibilizadas na Web de forma cognoscitiva e acessível para pessoas com deficiência visual.

Biografia do Autor

Geisa Golin Albano, IF-SC
Mestre em Engenharia Civil (UFSC), Graduada em Design (UFSC). Atualmente atua como programadora visual do Departamento de Marketing e Jornalismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.
Ruth Emilia Nogueira, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cartografia, Cartografia Tátil e Escolar, Sensoriamento Remoto e SIG aplicados aos estudos ambientais.
Publicado
2010-10-31
Seção
Artigos (Papers)