O programa RADAR como auxílio na resolução das demandas repetitivas e garantia de eficiência processual

  • Sabrina Daiane Staats Faculdade Meridional de Passo Fundo
  • Fausto Santos de Morais Faculdade Meridional de Passo Fundo

Resumo

A presença de sistemas de inteligência artificial no âmbito do Poder Judiciário levanta questões que fazem com que se passe a refletir sobre os reflexos do emprego dessas tecnologias no direito, especialmente no Brasil, onde os elevados números de processos que aguardam uma solução lotam os Tribunais. Com vistas a isso, sistemas como o RADAR foram desenvolvidos com o escopo de agilizar os trâmites dos processos, proferindo-se decisões judiciais em menor tempo. Diante disso o presente trabalho pretende investigar como o programa RADAR pode contribuir para a celeridade e eficiência processual. Desenvolvendo a partir da hipótese que recursos de inteligência artificial como o RADAR podem garantir a eficiência processual na aplicação nas demandas repetitivas. Tendo por objetivo apresentar o programa RADAR como auxílio na resolução das demandas repetitivas e garantia da celeridade processual. A pesquisa foi realizada por meio do método dedutivo e técnica de revisão bibliográfica.

Biografia do Autor

Sabrina Daiane Staats, Faculdade Meridional de Passo Fundo
Mestranda em Direito pela Faculdade Meridional de Passo Fundo. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. E-mail: sabristaats@gmail.com.
Fausto Santos de Morais, Faculdade Meridional de Passo Fundo
Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor da Escola de Direito da Faculdade Meridional de Passo Fundo. E-mail: faustosmorais@gmail.com.
Publicado
2020-11-26