Desenvolvimento de um sistema de Gestão de Conteúdo Organizacional: Uma experiência de parceria entre entidades publicas e privadas

  • Viviane Schneider Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marco Antonio Cardoso Sena Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lia Caetano Bastos Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Parceria de entidades públicas e privadas, engenharia do conhecimento, sistemas de gestão de conteúdo

Resumo

Este artigo aborda a experiência do desenvolvimento de um sistema de conteúdo organizacional, feito com base nas diretrizes de engenharia e gestão do conhecimento. A metodologia de implementação do sistema de gestão de informação visou o alinhamento dos processos, mensagens e artefatos produzidos na gestão de projetos de convênios realizados em parceria com administração pública municipal de aproximadamente 40 municípios e uma empresa privada de assessoria a administração pública. O intuito do artigo é compartilhar o resultado científico empírico adquirido na experiência, sendo que o nome dos municípios bem com o nome da empresa foi omitido, por motivos éticos e pela irrelevância científica desta informação.

Biografia do Autor

Viviane Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em SIstemas de Informação pela Faculdade Avantis de Balneário Camboriú / SC (2010).Atualmente é mestranda do programa de pós graduação Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, onde pesquisa a estrutura do conhecimento humano com o intuito de promover a criação de inovações tecnológicas em um contexto antropocêntrico, priorizando o desenvolvimento sustentável, inclusão social e redução de disparidades regionais.
Marco Antonio Cardoso Sena, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando em Engenharia do Conhecimento, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFSC (1992); duas especializações: i) Análise de Sistemas pela UNEB-DF (1996) e ii) Governança de TI pela Universidade de Brasília (2007) e mestrado em Gestão do Conhecimento (GC) pela Universidade Católica de Brasília (2002). É Engenheiro de Rede de Computadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), onde, atualmente, exerce o papel de gerente de projeto. Tem experiência nas seguintes áreas: i) GC, ii) Comunidades de Prática, iii) Gerência de Redes de computadores, iv) Gerência de Projetos, v) Educação Corporativa, vi) Educação a Distância vii) Tecnologia da Informação e Comunicação e viii) Docência em níveis técnico e superior.
Lia Caetano Bastos, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Técnicas de Planejamento e Projeto Urbanos e Regionais, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, tomada de decisão, sistema de informações geográficas e qualidade da informação.
Publicado
2011-11-03
Seção
Artigos (Papers)