INCLUSÃO DIGITAL RURAL: CAPILARIDADE PARA AÇÕES DE GOVERNO ELETRÔNICO

  • Antonio Marcos Feliciano Universidade Federal de Santa Catarina
  • Édis Mafra Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Inara Antunes Vieira Willerding Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vitória Augusta Braga de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Inclusão Digital, Tecnologia Social, Conhecimento Social, Governo Eletrônico

Resumo

Importante pilar das políticas de governo eletrônico, as ações de inclusão digital devem ser encaradas como algo mais complexo do que simplesmente disponibilizar recursos tecnológicos à sociedade. Aplicações tecnológicas, informações, serviços, exercício da cidadania, dentre outros, constituem elementos fundamentais para a consolidação das atividades de inclusão digital, contudo, são as atividades voltadas a potenciar o conhecimento social, que podem configurar um novo cenário de atuação. O presente objetiva contextualizar a inclusão digital por meio de uma abordagem conceitual, sua relação e interação com a sociedade enquanto ação de governo eletrônico, finalizando com apresentação de estudo de caso. No que tange aos aspectos metodológicos, a pesquisa se configura como exploratória e descritiva. Em relação aos procedimentos técnicos adotados para tal, procurou-se fazer uma revisão bibliográfica, documental e estudo de caso. O artigo busca como resultado, contribuir para com os debates acerca da inclusão digital e procura enaltecer seu papel no espectro das atividades de governo eletrônico, sobretudo no contexto da sociedade do conhecimento.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Feliciano, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPG-EGC/UFSC). Cientista Social (UFSC). Pesquisado da Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina ( EPAGRI)
Édis Mafra Lapolli, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC com Pós-Doutorado em Sistemas de Informação pela Université de Montpellier - França. Engenheira Civil. Pesquisadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e dos cursos de Pós-Graduação da FGV Management.
Inara Antunes Vieira Willerding, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Graduada em Administração de Empresas (FEAN) – Florianóplis - Brasil. Professora da Cadeira de Marketing na Faculdades Energia - Florianópolis - Brasil.
Vitória Augusta Braga de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda Pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPG/EGC-UFSC), Mestre em Engenharia de Produção – UFSC – Florianópolis – Brasil. Professora Faculdades Tendência. Bolsista CNPQ.
Publicado
2010-10-31
Seção
Artigos (Papers)