Avaliação de portais de governo eletrônico

a abordagem no Brasil e na Espanha

  • Mariana Pessini Mezzaroba Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aires José Rover Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Galindo Ayuda Universidad de Zaragoza

Resumo

O Governo Eletrônico pode ser definido como a gestão de informações e serviços realizada por instituições e órgãos governamentais fomentada pelas TIC sendo uma maneira de entrega a disponibilização de portais na Internet. Esta entrega necessita de monitoramento em sua implantação e acompanhamento para o seu aprimoramento. Uma das formas de monitorar é através da criação de métricas, modelos e questionários para a avaliação de portais que visam identificar lacunas e propor soluções. Este artigo pretende apresentar através de uma revisão narrativa uma síntese das abordagens encontradas no campo da avaliação de portais de e-Gov tanto no Brasil quanto na Espanha.

Biografia do Autor

Mariana Pessini Mezzaroba, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda e Mestre em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: marianamezzaroba@yahoo.com.br.
Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor, Mestre e Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado da mesma instituição. E-mail: aires.rover@gmail.com.
Fernando Galindo Ayuda, Universidad de Zaragoza
Doutor em Direito pela Universidade de Zaragoza (Espanha). Professor Titular da mesma instituição. E-mail: gayuda@gmail.com. 
Publicado
2018-12-07