Juiz administrador?

relação entre a percepção do papel de gestão exercido pelo juiz e o desempenho da unidade judicial

  • Tiago Ribeiro Alves de Melo Universidade de Salamaca
  • Egon Sewald Junior Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O poder judiciário é responsável pela atividade de resolver questões de direito e, por conta disso tem importante papel na sociedade. Mas, considerando a independência dos três poderes, seus podem receber, concomitantemente, atividades administrativas. O presente trabalho tem como objetivo observar a relação entre a percepção dos colaboradores do judiciário amazonense quanto ao papel de administrador exercido pelo magistrado e o desempenho destas unidades judiciais. Para alcançar esse objetivo, buscou-se correspondência estatística entre as variáveis de produtividade e àquelas relacionadas ao ambiente de trabalho da unidade judicial e sua gestão – administração judiciária. Usou como instrumento de pesquisa, questionário aplicado em todos os 20 cartorários das varas de competência cível da comarca de Manaus, obtendo 85 respostas de 13 cartórios, representando uma taxa de adesão de 30% de respondentes em 65% de cartórios. Aponta-se como resultados relevantes a relação entre a maior produtividade e (1) a gestão exercida primordialmente pelo magistrado, (2) uso de sistema de informação (SAJ) e (3) não indicação de "estabilidade" como maior motivação.

Biografia do Autor

Tiago Ribeiro Alves de Melo, Universidade de Salamaca
Doutor em Administração pela Universidade Salamanca. Salamanca, Castilla y León, Espanha. E-mail: melotiago@hotmail.com.
Egon Sewald Junior, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Engenharia e Gestão de Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: egon.junior@ifsc.edu.br.
Publicado
2018-11-27
Seção
Artigos (Papers)