Parques tecnológicos e ambientes de inovação de Santa Catarina e os NHTZ chineses

uma análise comparativa

  • Cecília Machado Henriques Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo Rafael Cunha Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Santa Catarina é um estado rico em diversidade, colonizada por imigrantes portugueses, italianos e alemães, possui caraterísticas geográficas e regionais bem distintas. A diversidade contribuiu para que Santa Catarina seja um dos estados com maior espírito empreendedor e, consequentemente, inovador. Este artigo trata dos parques tecnológicos e os ambientes de inovação em Santa Catarina e suas particularidades em relação aos National High & New Technology Industrial Development Zone – NHTZ, da China. Para isso, optou-se pela análise comparativa. A análise indica que há muitas similaridades entre os parques tecnológicos e ambientes de inovação catarinenses e os NHTZ chineses, sendo o conceito mais utilizado para entende-los o da tripla hélice.

Biografia do Autor

Cecília Machado Henriques, Universidade Federal de Santa Catarina
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, ceciliamhenriques@yahoo.com.br.
Rodrigo Rafael Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, cunhaegc@outlook.com.
Publicado
2018-11-01
Seção
Artigos (Papers)