Avaliando a produção científica e a publicação de dados conectados na América Latina e Caribe

  • Larissa Mariany Freiberger Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Guilherme Bertoni Machado Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Leomar Todesco Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Desde 2006, quando Tim Berner-Lee criou o conceito de Dados Abertos Conectados, muitas pesquisas e iniciativas neste contexto começaram a ser desenvolvidas. Alguns países destacam-se na produção científica e publicação de dados governamentais utilizando tecnologia de Dados Abertos Conectados, como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, etc. Esta pesquisa teve como objetivo fazer um levantamento da produção científica e publicação de Dados Abertos Conectados Goveernamentais na América Latina e no Caribe para compreender em que nível os países que compõem estas duas regiões estão em relação à tecnologia supracitada. O levantamento da produção científica ocorreu através de buscas em quatro bases de dados e a coleta de informações sobre a publicação de Dados Abertos Governamentais se deu a partir dos Portais de Dados Abertos dos países latino-americanos e caribenhos. Encontramos, portanto, uma produção científica baixa que poderia também ser evidenciada pela ausência de iniciativas do governo para publicar seus dados abertos usando a tecnologia de Dados Conectados.

Biografia do Autor

Larissa Mariany Freiberger Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC)/Universidade Federal de Santa Catarina/freiberger.lm@gmail.com/Brasil.
Guilherme Bertoni Machado, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC)/Universidade Federal de Santa Catarina/gbertonimachado@gmail.com/Brasil.
José Leomar Todesco, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1985), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção também pela UFSC (1991 e 1995, respectivamente). Atualmente é professor adjunto IV do departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Sistemas de Informação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e pesquisador do Instituto Stela. Tem experiência na construção de Sistemas de Informação, com ênfase em Data Warehouse, Inteligência Artificial e Engenharia do Conhecimento, com interesse principalmente nos seguintes temas: business intelligence, engenharia de ontologias, sistemas de informação, representação de conhecimento, web semântica e interatividade para TVDigital.
Publicado
2018-10-15