Efetividade da accountability virtual na administração pública
Resumo
O desenvolvimento deste trabalho inicia-se com um aprofundamento teórico na busca da melhor conceituação do termo accountability, estabelecendo um diálogo com os diversos autores que tratam do tema. Trata-se de um estudo epistemológico em que se buscou compreender o instituto da accountability e suas variantes, especificamente no âmbito virtual, assim como, sua efetividade na esfera da Administração Pública. Aborda-se inicialmente a conceituação clássica deste instituto (vertical e horizontal), desenvolvida por O’Donnell (1998), bem como, outras modalidades estudadas pela doutrina moderna. Mais adiante, busca-se abordar a accountability dentro da Administração Pública, destacando a Constituição Federal de 1988 como um marco regulatório do controle social no Brasil. Analisa-se a base legal que sustenta esse instrumento de controle no ordenamento jurídico brasileiro, assim como, algumas de suas formas de incidência (plebiscito, referendo e iniciativa popular). Por fim, desenvolve-se uma análise do Direito Administrativo e as novas tecnologias como mecanismo de participação popular. Concluiu-se que os controles sociais e institucionais ganham novos contornos com a accountability virtual, com isso, surgem novos instrumentos de fiscalização representando a efetivação dos princípios democráticos.
Publicado
2018-10-15
Seção
Artigos (Papers)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-ND 2.0 BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).