Análise descritiva do uso [não uso] de uma ferramenta de e-Administração [SGP-e] na Universidade do Estado de Santa Catarina no campus do Alto Vale do Itajaí – CEAVI

  • Rubens Staloch Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Renan Thiago Campestrini Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ivonete Ramos da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Isa de Oliveira Rocha Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar o uso [e o não uso] de uma ferramenta de governo eletrônico (e-Gov) a partir do domínio da e-Administração na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no campus de Ibirama (CEAVI), município do Alto Vale do Itajaí. O atual período técnico-científico-informacional (SANTOS, 1994) igualmente incorpora os processos de gestão pública e privada, pois nele, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são a base para a implementação de novas ferramentas, como é o caso do Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico (SGP-e) da estrutura administrativa estadual de Santa Catarina. Mais especificamente, a presente pesquisa verificou se tal ferramenta é utilizada pelos servidores da UDESC no Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (CEAVI). Os procedimentos metodológicos centraram-se na análise qualitativa dos dados coletados a partir de questionários (on-line) aplicados junto ao corpo de servidores da instituição. Como resultado constatou-se que o SGP-e é subutilizado, não em virtude da complexidade da ferramenta, mas sim, pela ausência de incentivo ao uso e à falta de capacitação dos servidores para sua utilização. Desta forma, se conclui que para práticas efetivas de e-Gov [e-Administração] é necessário promover sensibilização e treinamento ao uso e constante monitoramento, visando assim, maior eficiência nos processos de gestão.

Biografia do Autor

Rubens Staloch, Universidade do Estado de Santa Catarina
Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN/UDESC), Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB), Economista e Professor Universitário. 
Renan Thiago Campestrini, Universidade do Estado de Santa Catarina
Especialista em Gestão Pública Universitária (UDESC/ESAG), Bacharel em Direito (UNIDAVI), Servidor Público na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no campus em Ibirama (CEAVI).
Ivonete Ramos da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina
Mestre em Economia e Graduada em Ciências Econômicas (UFSC) e Professora Efetiva do Departamento de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Isa de Oliveira Rocha, Universidade do Estado de Santa Catarina
Doutora em Geografia Humana (USP), Geógrafa na Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina e Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Publicado
2018-12-22