Análise do comportamento da execução orçamentária – o caso de Bagé/RS

  • Maria Luiza Moraes Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernando do Nascimento Lock Universidade Federal de Santa Maria
  • Denise Espich Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriela Martins Sanfelice Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O estudo objetivou analisar o comportamento da execução orçamentária no município de Bagé-RS, durante o período de 2004 a 2014. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, que utilizou a técnica da análise documental, para realizar as análises vertical, horizontal e dos índices dos balanços orçamentários. Com base nos resultados encontrados, verificou-se que a principal fonte de recursos do ente se deu pelas Transferências Correntes, o que indica que o município não tinha capacidade de arrecadação para sustentar suas despesas e, a principal aplicação dos recursos destinou-se ao quadro de servidores do município. Além disso, constatou-se que os orçamentos não são executados de maneira satisfatória, indicando deficiência da gestão na busca de recursos e com isso havendo limitação na execução das despesas.

Biografia do Autor

Maria Luiza Moraes, Universidade Federal de Santa Maria
Graduada em Ciências Contábeis pela UFSM, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, mluiza.ufsm@gmail.com.
Fernando do Nascimento Lock, Universidade Federal de Santa Maria
Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, fernandolock@hotmail.com.
Denise Espich, Universidade Federal de Santa Maria
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, deniseespich94@gmail.com.
Gabriela Martins Sanfelice, Universidade Federal de Santa Maria
Graduanda em Ciências Contábeis pela UFSM, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, gabrielasanfelice13@gmail.com.
Publicado
2019-03-14