Análise da produção científica sobre os temas accountabilitye e-government

  • Pablo Procópio Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vanessa dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denilson Sell Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogério Cid Bastos Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Bibliometria, Accountabilit, Governo Eletrônico

Resumo

O propósito deste trabalho é descobrir quais os perfis das publicações de estudos acadêmicos que relacionam a accountability e e-gov aplicados à gestão pública. Como método para atingir esse fim foi utilizada uma revisão bibliográfica com técnicas bibliométricas, procedimentos quantitativos, que conjugam métodos estatísticos e matemáticos para mapear e analisar informações bibliográficas. Como achados, sob esta abordagem, é resultante que surgem dois paradigmas a serem delineados, fundamentais para justificar esta pesquisa descritiva exploratória dos perfis de publicações relacionadas aos temas. O primeiro consiste na dificuldade de achar uma palavra em português que traduza a aplicação da accountability na gestão pública. O segundo, um pouco menos emblemático, mas com relevância ao que se propõe, é a relação da accountability com o e-gov voltados à Administração Pública. Isto porque, com o avanço da tecnologia da informação e da comunicação (TIC) criou-se uma nova relação entre governo-e-cidadão. E a busca das publicações que abordavam o tema accountability e e-governement resultou em 54 artigos, os quais foram publicados em 33 fontes de periódicos indexados, escritos por 100 autores, vinculados a 68 instituições localizadas em 20 países distintos. Também ficou evidente com esse estudo, mesmo sendo próximos, há uma lacuna nos estudos sobre os dois temas. Então, podem ser encarados como sugestão de próximos estudos, tanto de cunho teórico quanto empírico que resultem numa melhor compreensão desses assuntos quando estudados de forma conjunta

Biografia do Autor

Pablo Procópio Martins, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006) e Especialização em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é mestrando do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Vanessa dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Contabilidade pela UFSC;
Denilson Sell, Universidade Federal de Santa Catarina
ossui bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de doutoramento na The Open University. Atualmente é professor no Departamento de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua também como diretor e pesquisador no Instituto Stela. Atuou como pesquisador e coordenou diversos projetos de P&D com organizações públicas (como a Plataforma Lattes e a Plataforma Aquarius com o MCTI, Portal SINAES com o MEC, DCVISA com a ANVISA e SIBEA com o MMA), organizações privadas (como Busca Semântica com Embraer e Plataforma de Gestão da Ética e da Integridade com o Itaú/Unibanco) e terceiro setor (como a Plataforma para Gestão do Absenteísmo com o SESI/BA e Plataforma da Gestão do Conhecimento do SENAI/CE-FIEC). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia do conhecimento, gestão do conhecimento, data warehouse, business intelligence, ontologias, semantic web, planejamento de sistemas de informações e governo eletrônico.
Rogério Cid Bastos, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduações em Estatística pela Universidade Federal do Paraná (1978); Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979); mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983); especialização em Engenharia de Sistemas pela Universidade Técnica de Lisboa (1988) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). É professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Ocupa a chefia do Departamento de Engenharia do Conhecimento do CTC/UFSC. Possui ampla experiência administrativa na gestão do Ensino Superior. Pesquisa temas relacionados a Sistemas de Conhecimento, com ênfase em: tratamento de incerteza; análise estatística; análise e tratamento de informação e empreendedorismo. Publicação superior a 35 artigos completos em periódicos e revistas, mais de 90 trabalhos apresentados em congressos e eventos científicos e dezenas de participação em bancas de concurso público em ensino superior.
Publicado
2016-09-21
Seção
Artigos (Papers)