Análise multicritério aplicada a escolha de projetos especificados pela resolução nº 154/2012 do Conselho Nacional de Justiça

  • Bruno Rodrigues de Oliveira Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-1037-6541
  • Lucas Rodrigues Oliveira Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
  • Marco Aparecido Queiroz Duarte Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Unidade de Cassilândia/MS.
Palavras-chave: Análise hierárquica de processos, Tomada dedecisão, Resolução nº 154/2012, Gestão do judiciário.

Resumo

A Resolução nº 154/2012 do Conselho Nacional de Justiça normatiza a destinação de recursos provenientes das prestações pecuniárias às entidades cadastradas na unidade gestora da execução penal. Para escolher as entidades que serão beneficiadas, o gestor deve verificar quais se enquadram nos requisitos estabelecidos na Resolução. Para auxiliar o decisor neste processo de escolha, neste trabalho é proposto um modelo de hierarquização do problema utilizando o método de decisão multicritério denominado Análise Hierárquica de Processos. O modelo hierárquico proposto é submetido a dois testes de adequabilidade para o problema em questão: os requisitos fundamentais de um modelo de hierarquia são verificados e um teste de decisão hipotético é realizado, do qual se espera um determinado resultado. Os julgamentos realizados mostram-se apropriados à discriminação das três entidades consideradas. Além destes, os índices de consistência atingiram valores abaixo daquele pretendido e a análise de sensibilidade reforçou a relação de prioridade encontrada para a escolha das entidades. Conclusões: Os métodos de análise multicritério AHP junto com o modelo hierárquico proposto mostram-se adequados e eficazes na tarefa de escolher uma entidade a ser beneficiada com os recursos provenientes das prestações pecuniárias.

Biografia do Autor

Bruno Rodrigues de Oliveira, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul
Graduado em Matemática (UEMS). Especialista em Engenharia de Sistemas (ESAB). Mestre em Engenharia Elétrica (UNESP-Ilha Solteira-SP). Distribuidor/Contador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Comarca de Chapadão do Sul-MS.
Lucas Rodrigues Oliveira, Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
Lucas Rodrigues Oliveira é aluno do curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado da UEMS de Paranaíba. Especialista em Literatura Brasileira na Faculdade Barão de Mauá. Graduado em Letras - Habilitação Português/Inglês na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS - Unidade Universitária de Cassilândia. Professor de Língua Portuguesa e Literatura na rede municipal e estadual de ensino no município de Chapadão do Sul - MS.
Marco Aparecido Queiroz Duarte, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Unidade de Cassilândia/MS.
Graduado em Matemática. Mestrado e Doutorado pela UNESP de Ilha Solteira-SP. Pós-doutorado pelo ITA. Professor no curso de Licenciatura em Matemática da UEMS unidade de Cassilândia.
Publicado
2016-09-21
Seção
Artigos (Papers)