CERTIFICAÇÃO DIGITAL COMO FERRAMENTA NA MELHORIA DA GESTÃO ADMINISTRATIVA DE SISTEMA ORÇAMENTÁRIO DO SETOR SAÚDE: case SIOPS e certificação digital
Palavras-chave:
Certificação digital, SIOPS, Gestão pública orientada para resultados, Governo eletrônico.
Resumo
Este artigo faz um estudo de caso sobre a adoção do certificado digital ICP-Brasil no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), abordando aspectos relativos à importância, às dificuldades de implantação e aos benefícios para a gestão administrativa do uso da tecnologia. Constatou-se que a estipulação da utilização do certificado em norma e a realização de medidas e ações com traços característicos da gestão pública, orientada para resultados, foram determinantes para a efetiva incorporação da ferramenta. Verificou-se que muitas dificuldades para implantar a certificação são associadas à falta de experiência e ao desconhecimento dos usuários sobre o recurso tecnológico e suas potencialidades. Isso corrobora para a importância da organização focar e investir nos recursos humanos para o êxito da adoção e eficiência da tecnologia. Os benefícios auferidos no SIOPS pelo uso do certificado são condizentes com a política de governo eletrônico e possuem aspectos comuns com experiências de outras instituições.
Publicado
2015-07-09
Edição
Seção
Artigos (Papers)
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