CIDADÃOS EM REDE: o gabinete digital do Estado do Rio Grande do Sul como instrumento de democracia digital

  • Jorge Ubirajara da Luz dos Santos Universidade Federal do Pampa
  • Kathiane Benedetti Corso Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Ariel Behr Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Everton da Silveira Farias Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Democracia digital, Gabinete digital, Cibercultura, Tecnologia, Sociedade.

Resumo

A internet e as tecnologias de informação tem sido de uma enorme contribuição para o desenvolvimento de espaços democráticos, seja para reforçar ou até mesmo corrigir as práticas sociais e políticas dos cidadãos e do Estado. Sendo assim, baseado em um contexto democrático com auxílio do meio digital – internet e meios de comunicação -, o estudo buscou analisar de forma empírica as características da democracia digital. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso no Gabinete Digital do Estado do Rio Grande do Sul, descrevendo como é o funcionamento da iniciativa, fazendo uma associação junto a teoria voltada pra a Democracia Digital, na construção de uma nova plataforma de participação democrática, a qual se concretiza do avanço das relações sociais efetivadas através do meio virtual. Os resultados encontrados junto a iniciativa refletem o que autores já vem pesquisando na área, enfatizando como características a: Extensão da Comunicação, o Acesso à Informação, o Aumento da Transparência e a Influência do Cidadão no que se refere as demandas da sociedade.

Biografia do Autor

Jorge Ubirajara da Luz dos Santos, Universidade Federal do Pampa
Bacharel em administração pela Universidade Federal do Pampa. Foi Integrante do Diretório Acadêmico, atuando como Vice-Presidente e Secretário de Assuntos Estudantis. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão, com interesse principalmente nas áreas de Democracia, Cidadania,Participação cidadã, Sociedade, Arranjos Produtivos Locais, Mídias Sociais e Redes Sociais Virtuais.
Kathiane Benedetti Corso, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Professora Adjunta na área de Administração da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Doutora em Administração, na área de Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PPGA/EA/UFRGS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq GESID-PPGA/EA/UFRGS (www.ea.ufrgs.br/gianti - Gestão do Impacto da Adoção de Novas Tecnologias de Informação). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na área de Sistemas, Estruturas e Pessoas. Possui graduação em Administração (2006) (UFSM). Suas áreas de interesse são Tecnologias Móveis e Sem Fio, Trabalho Móvel, Computação Ubíqua, Sistemas de Informação Gerencial, Marketing Digital e Redes Sociais.
Ariel Behr, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Doutor e Mestre em Administração com ênfase em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista CAPES. Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRGS. Atualmente Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA). Tem experiência na área de Ciências Contábeis, Gestão Pública e Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas e Tecnologias de Informação, Sistemas de Informação para a Gestão; Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Ferramentas de Gestão, Educação a Distância e, Gestão de Custos.
Everton da Silveira Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Bacharel em Administração com ênfase em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração na área de Sistemas de Informação e Apoio à Decisão pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Doutorando em Administração pelo PPGA/UFRGS na área de Sistemas de Informação e Modelagem Quantitativa. Atualmente é Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ainda na área de docência atuou como Professor na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) nos Cursos de Administração e Gestão Pública.
Publicado
2015-07-09
Seção
Artigos (Papers)