GOVERNO ELETRÔNICO E DEMOCRACIA DIGITAL: mapeamento do uso da internet por órgãos públicos brasileiros a partir dos anos 2000

  • Jéfferson Curtinovi Universidade de Brasília
Palavras-chave: Governo Eletrônico, Democracia Digital, Teses e Dissertações, Brasil

Resumo

O artigo apresenta extenso mapeamento dos estudos sobre a integração da internet ao dia a dia de instituições públicas brasileiras, identificando movimentos em busca de transparência, accountability, participação política, deliberação pública, controle cognitivo das instituições pelo cidadão e publicidade – no sentido político do termo. A pesquisa baseou-se em material disponível na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e em bibliotecas digitais de 79 universidades brasileiras espalhadas por 25 unidades da federação (com exceção de Amapá e Tocantins, onde não houve ocorrências). Argumenta-se que os governos têm dado pouca ênfase ao desenvolvimento de práticas online capazes de permitir contribuições cívicas que causem impacto nos processos decisórios, priorizando, por outro lado, recursos para a disseminação de informações e a prestação de serviços. Os dados empíricos encontrados confirmam, ao menos no Brasil, tal percepção.

Biografia do Autor

Jéfferson Curtinovi, Universidade de Brasília
Jornalista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, analista de comunicação no Ministério Público Federal e mestrando em Comunicação pela Universidade de Brasília.
Publicado
2015-07-09
Seção
Artigos (Papers)