INTERNET E POLÍTICA PARA MULHERES: análise dos websites das parlamentares da Bancada Feminina do Congresso Nacional

  • Antonio Teixeira de Barros Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR)
Palavras-chave: Bancada Feminina e internet, Representação feminina, Mulheres, internet e política, Uso parlamentar da internet, Websites parlamentares

Resumo

Estuda o uso da internet pelas deputadas federais e as senadoras brasileiras, com o objetivo de examinar como os websites das parlamentares da Bancada Feminina do Congresso Nacional são utilizados para conferir visibilidade à agenda da representação feminina na política nacional. O estudo avalia diferentes aspectos dos sites: periodicidade, atualização, uso de recursos multimídia e de interação com o público, além de avaliar o foco da atuação parlamentar no que se refere às políticas públicas voltadas para as mulheres. As conclusões mostram que o foco dos websites é a promoção da visibilidade do trabalho das parlamentares. Entre os temas predominantes na agenda da Bancada Feminina estão: direitos da mulher, saúde, combate à violência doméstica, qualificação profissional e equidade de gênero no trabalho

Biografia do Autor

Antonio Teixeira de Barros, Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR)
Doutor em Sociologia. Docente e pesquisador do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR)
Publicado
2015-07-09
Seção
Artigos (Papers)