OS REFLEXOS DA REDE NA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA: uma análise da eleição presidencial brasileira de 2014 sob a ótica de aplicativos sociais

  • Eduardo Missau Ruviaro Universidade Federal de Santa Maria
  • Henrique Missau Ruviaro Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Campanha, Web, Governo Eletrônico, Twitter, Eleitores

Resumo

As novas tecnologias de informação trouxeram fugazes mudanças à realidade mundana, metamorfose que condicionou a atual feição cotidiana em pós-modernidade. Neste sentido, os que antes não possuíam vez e voz hoje desfrutam das possibilidades oriundas de um micropoder. Neste sentido, como ferramenta de governo para garantir uma política mais transparente e democrática, dialogando com o cidadão, surge o governo eletrônico. Assim, as antigas mídias de propagação de saber, hoje, passam a conviver com novos palanques eleitorais, fazendo da rede mais uma plataforma para divulgação de campanhas e fonte para angariar votos de eleitores sedentos de esperança. Propõe-se a analise, então, da perspectiva do governo eletrônico através de um estudo comparativo entre o crescimento do número de seguidores no Twitter dos três principais candidatos à Presidência da República nas eleições de 2014, Aécio Neves, Dilma Rousseff e Marina Silva, e os índices apontados pelas recentes pesquisas de intenção de voto pelo IBOPE. Utilizou-se do método de pesquisa dedutivo e método de procedimento de estudo de caso, observando de forma sistemática e não participativade sítios. Conclui-se que, apesar de adeptos aos meios alternativos de informação, os candidatos não estão preparados para o uso de suas redes e os eleitores, então, não refletem a realidade virtual nas urnas. Divide-se este artigo em (1) Introdução, (2) Ciberdemocracia, (3) Uma análise do governo eletrônico em uma perspectiva socio-informacional, (3.1) AnalyzeWords, (3.2) TwitterCounter, (3.3) IBOPE (4) Conclusão e (5) Referências.

Biografia do Autor

Eduardo Missau Ruviaro, Universidade Federal de Santa Maria
Acadêmico do Curso de Direito e pesquisador bolsista FIPE JR no Núcleo de Direito Informacional do projeto Ativismo Digital e as Novas Mídias: desafios e oportunidades da cidadania global, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, eduardomruviaro@gmail.com.
Henrique Missau Ruviaro, Universidade Federal de Santa Maria
Acadêmico do Curso de Direito e pesquisador no Núcleo de Direito Informacional do projeto Ativismo Digital e as Novas Mídias: desafios e oportunidades da cidadania global, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, henriquemruviaro@gmail.com.
Publicado
2014-12-10
Seção
Governo eletrônico e inclusão digital