A CIBERCIDADANIA COMO NOVO ESPAÇO DE INTERAÇÃO PÚBLICA GLOBAL
Palavras-chave:
Cidadania, Democracia, Ciberespaço, Cibercidadania
Resumo
A pesquisa realiza uma delimitação a respeito do conceito de Cidadania e a sua revitalização devido às mudanças sociais e o crescente acesso das pessoas aos mecanismos de participação e comunicação no ciberespaço. Como objetivo da pesquisa tem-se, desta maneira, determinar se o conceito de Cidadania modifica-se a partir das novas características desta Sociedade inserida no ciberespaço. Como objetivos específicos, encontram-se: a) delimitar teoricamente o conceito de Cidadania; b) identificar as características da sociedade na Pós-Modernidade e; c) avaliar se a Cibercidadania é uma condição que se realiza, diante de um ambiente tecnológico potencialmente excludente. Para tanto, a pesquisa desenvolve-se por meio do método indutivo. A partir desse estudo, percebe-se que o contexto para o exercício da Cidadania é cada vez mais complexo e que as características da sociedade atual, impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico, incentiva uma ampliação da Democracia por meio da participação e comunicação facilitada pelo espaço cibernético. No entanto, quando este espaço não encontra alternativas para a inclusão das pessoas, gera formas de exclusão, já que nem todos possuem os mecanismos necessários para possibilitar o seu acesso, oportunizando as mesmas oportunidades a todos de exercerem seus direitos ou deveres que podem ocorrer no espaço cibernético.
Publicado
2014-12-10
Edição
Seção
Governo eletrônico e inclusão digital
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-ND 2.0 BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).