PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA ONLINE NO PROCESSO LEGISLATIVO: análise do Portal da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

  • Letícia Bodanese Rodegheri Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Francieli Puntel Raminelli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Rafael Santos de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Palavras-chave: Internet, Participação popular, Graus de Participação

Resumo

A internet propicia novas formas de comunicação e de ampliação da liberdade de expressão, bem como permite ao cidadão ser mais atuante e centrar o foco de interesses na promoção de assuntos governamentais, a exemplo do processo legislativo. Porém, para que haja a manifestação cidadã, é necessária a prévia existência de espaços governamentais aptos a informar, prestar serviços públicos e a permitir que os cidadãos possam dialogar entre si e com os governantes. Isso compõe, dentre outros aspectos, os cincos graus de participação popular definidos por Wilson Gomes e que foram considerados, nesse trabalho, como norte para a análise de um portal específico – Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O presente artigo, utilizando-se dos métodos de abordagem dedutivo e de procedimento monográfico (estudo de caso) objetiva analisar o referido Portal com a finalidade de verificar se o mesmo está inserido em algum grau de participação proposto por Wilson Gomes e se dispõe de espaços que permitam interatividade governo-sociedade. Para tanto foi realizada análise sistemática, direta e não participativa no Portal durante o mês de agosto de 2014. Conclui-se que o Portal situa-se entre o primeiro e o segundo graus de democracia digital, sendo deficiente em trazer espaços de manifestação online para os cidadãos, bem como prevê poucas formas de contato online com a Assembleia Legislativa.

Biografia do Autor

Letícia Bodanese Rodegheri, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria – Linha de Pesquisa Direitos da Sociedade em Rede. Santa Maria, RS, Brasil E-mail: leticiabrodegheri@gmail.com.
Francieli Puntel Raminelli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria – Linha de Pesquisa Direitos da Sociedade em Rede. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: francieli.raminelli@gmail.com.
Rafael Santos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto no Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: advrso@gmail.com.
Publicado
2014-12-10
Seção
Governo eletrônico e inclusão digital