PROPAGANDAS POLÍTICAS NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: uma análise sob as lentes da sustentabilidade e da democracia

  • Nathalie Kuczura Nedel UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Cristiane Penning Pauli de Menezes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Bruna Hundertmarch UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Isabel Christine De Gregory UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Palavras-chave: Propagandas políticas, Sustentabilidade, Democracia

Resumo

Com o advento da sociedade informacional não foram só as formas de governar que se reestruturaram, as propagandas políticas também ganharam espaço na rede, revelando-se como importante instrumento de amplo alcance da informação, se prestando inclusive como instrumento apto aos representantes persuadirem a sociedade, possibilitando, desta feita, a participação da população na vida política, bem como a aproximação entre eleitores e representantes eleitos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo investigar em que medida as propagandas políticas disseminadas no âmbito virtual do Brasil revelam-se aptas a tutelar a democracia, bem como verificar se estas observam a sustentabilidade em suas variadas facetas. Para tanto, utilizou-se como método de abordagem o método dedutivo, associado ao método de procedimento comparativo, mediante análises bibliográfica e documental. Já como técnica de pesquisa usaram-se resumos e fichamentos. A título de conclusão obteve-se que as atuais propagandas políticas da sociedade informacional revelam-se cada vez mais próximas da democracia e da sustentabilidade política, visto que acabam por aproximar o eleitor do campo político, situação que leva a concluir pela necessidade de criação de instrumentos aptos a coagir o eleito a cumprir com as propostas apresentadas à sociedade. Somente assim, ter-se-ia um governo erigido na democracia e sustentabilidade e que busca atender às necessidades das presentes gerações sem comprometer as necessidades das futuras gerações.

Biografia do Autor

Nathalie Kuczura Nedel, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Professora substituta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Direito na Linha de Pesquisa Direito da Sociobiodiversidade e Sustentabilidade. Integrante do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade, certificado pela UFSM e registrado no CNPQ. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Santa Maria – RS
Cristiane Penning Pauli de Menezes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Advogada. Especialista em Temas Emergentes do Direito Empresarial pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria – UNIFRA (2012). Graduanda no Programa de Graduação de Formação de Professores pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade. Santa Maria – RS.
Bruna Hundertmarch, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Mestranda em Direito na Linha de pesquisa Direitos da Sociobiodiversidade e Sustentabilidade pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Graduanda no Programa de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Franciscano. Bolsista CAPES. Santa Maria – RS.
Isabel Christine De Gregory, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Doutora em Desenvolvimento Regional. Professora do Curso de Direito da UFSM. Chefe do Departamento de Direito da UFSM. Santa Maria – RS
Publicado
2014-12-10
Seção
Governo eletrônico e inclusão digital