O MONITORAMENTO POR COMPUTADORES NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: gravação ambiental de voz e imagem (nos prédios particulares, escolas, na relação de trabalho)

  • Marco Aurélio Moura dos Santos Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidades - FMU/SP
Palavras-chave: Monitoramento, Vigilância, Sociedade da Informação, Privacidade, Intimidade, Direitos da personalidade

Resumo

Aborda-se a questão da vigilância e o monitoramento por computadores na sociedade da informação nos prédios particulares, escolas e na relação de trabalho. Conceitos como privacidade, intimidade e sigilo sofrem flexibilização e adquirem numa nova abordagem conceitual, além de trazerem possível colisão entre direitos fundamentais e da personalidade. O uso de novas tecnologias promove novas formas de alcance e obtenção de dados antes considerados quase inacessíveis. O problema de monitoramento reside em como as informações serão utilizadas, ou seja, não há completa autodeterminação como nossos dados, imagens e informações de acesso, como serão utilizados e por quem serão utilizados. O Direito de Informática estuda a informação como matéria-prima e demanda dos operadores jurídicos a criação de sistemas especializados legais que atuem sobre as novas ferramentas destinadas ao manuseio e gerenciamento das informações, conciliando, ao mesmo tempo, o interesse público e o livre fluxo das informações na Internet. As garantias constitucionais de intimidade e privacidade sofreram transformações frente ao monitoramento por computadores e nota-se uma ausência de Políticas Públicas do Estado para assegurar tais direitos fundamentais. Compreender como as novas ferramentas tecnológicas da Sociedade da Informação podem estar contribuindo para a ampliação da cidadania, potencializando a democracia, e, também, como os mais diversos canais de informação serão utilizados em prol do bem comum, dentro de um Estado democrático de direito, é mais um dos objetivos deste artigo.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Moura dos Santos, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidades - FMU/SP
Mestrando em Direito da Sociedade da Informação no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2002). Especialista em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura TJ/SP (2005). Associado ao CONPEDI (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito). Atualmente é estatutário - Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo. Professor de Filosofia do Direito no Complexo de Ensino Jurídico Andreucci Proordem.
Publicado
2014-12-03
Seção
Informática jurídica e direito da informática