Ambientes conscientes do contexto para a resolução de conflitos: a abordagem CAMCoF
Palavras-chave:
Resolução de Conflitos em Linha, Computação Consciente do Contexto, Stress, Fadiga.
Resumo
Num momento em que um número muito significante das interacções interpessoais tomam lugar online, temos que averiguar até que ponto estes ambientes são adequados para suportar a complexidade da nossa comunicação. Isto é especialmente importante em domínios mais sensíveis, tal como o da Resolução de Conflitos em Linha (ODR na versão anglo-saxónica), em que métodos de comunicação ineficientes podem resultar em desentendimentos, más decisões ou no agravamento do conflito. O gestor do conflito, em particular, pode sentir as suas capacidades severamente diminuídas, nomeadamente no que diz respeito à percepção adequada do estado das partes. Este artigo detalha o desenvolvimento de uma framework de comunicação que considera informação contextual acerca dos seus utilizadores, adquirida da análise transparente do seu comportamento enquanto comunicam. Usando esta informação, o gestor de conflito pode não apenas melhor perceber o conflito e como ele afecta cada parte mas também tomar decisões melhores e mais contextualizadas, mais próximas das tomadas quando cara-a-cara.
Publicado
2014-06-13
Edição
Seção
Mediación, ODR y Crowdsourcing (Mediation, ODR and Crowdsourcing)
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