A “googlelização” da sociedade informacional como desafio para cibercidadani@

  • Mauro Marafiga Camozzato UFSM
  • Valéria Ribas do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Googlelização, Cibercidadania, Sociedade Informacional.

Resumo

O predomínio das tecnologias da informação invade todas as áreas de relação do ser humano, incluindo-se os âmbitos sociais, econômicos e políticos. Não tardará para que a sociedade perceba que sua conexão em rede exercerá enorme influência no exercício de sua cidadania. Nesse contexto, ferramentas como o Google Web Search – o buscador da Google Inc. -, por meio de seu algoritmo de coleta de dados e de descoberta de preferências pessoais, irão influenciar no modo como seus usuários veem o mundo e tomam suas decisões. Paralelamente, pensadores como António-Enrique Pérez-Luño e Cass Sunstein advertem para os riscos da cidadania exercida por meios telemáticos. Por meio do método dedutivo e do procedimento bibliográfico, este trabalho procurou abordar a influência da Google Inc. no exercício da cidadania, esperando-se concluir que tal influência proporciona os perigos que os pensadores apontavam.

Biografia do Autor

Mauro Marafiga Camozzato, UFSM
Mestrando em Direito na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
Valéria Ribas do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com período de pesquisa na Universidade de Sevilha (US); Mestre em Direito Público pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professora Adjunta do Departamento de Direito da UFSM; Professora do PPGD da UFSM; Integrante do Núcleo de Direito Informacional (NUDI) e coordenadora do Núcleo de Direito Constitucional (NDC), formado a partir do grupo de pesquisa intitulado “A reconstrução de sentido do constitucionalismo”, vinculados à UFSM, este com patrocínio do CNPQ/CAPES Edital Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES – n.º 07/2011.
Publicado
2014-06-10
Seção
Derecho, Gobernanza y Tecnología (Law, Governance and Technology)