A distribuição da internet nos domicílios brasileiros e suas perspectivas futuras

  • Egon Walter Wildauer Universidade Federal do Paraná.
  • Talita Midori Moura Inaba Universidade Federal do Paraná.
  • Guilherme Parreira da Silva Universidade Federal do Paraná.
Palavras-chave: Democracia, Domicílios, Internet, Exclusão digital, Brasil, bios, computer

Resumo

Destaca que o surgimento da Internet na década de 90 proporcionou mudanças na interação social entre os cidadãos no ambiente virtual; onde as ações de interatividade, de autonomia em navegabilidade e a participação virtual em ambientes democráticos fomentam a popularização de usuários na rede. Utiliza o Teste de hipóteses Binomial para comprovar que a Internet é uma ferramenta que não está presente na maioria dos domicílios brasileiros, apesar das suas funcionalidades, seu crescimento e facilidade de acesso crescente ao longo do tempo. Conclui que, até 2011, menos de um quinto do acesso a essas tecnologias estavam disponíveis na regiões Norte e Nordeste do Brasil, ao passo que dois quintos estavam disponíveis nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. As projeções aritméticas e geométricas revelam que até 2015 mais da metade dos domicílios brasileiros devem possuir acesso a Internet.

Biografia do Autor

Egon Walter Wildauer, Universidade Federal do Paraná.
Professor Adjunto e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Gestão da Informação, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Talita Midori Moura Inaba, Universidade Federal do Paraná.
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Guilherme Parreira da Silva, Universidade Federal do Paraná.
Graduando de Estatística da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Publicado
2013-10-26
Seção
Governo eletrônico e inclusão digital