Governança eletrônica e inclusão digital na Prefeitura Municipal de Criciúma (SC)

  • Daniela Chagas Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thiago Reginaldo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Maria Bencciveni Franzoni Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria José Baldessar Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Cidades Inteligentes, Governança Eletrônica, Inclusão Digital, Educação

Resumo

Os conceitos de cidades inteligentes, governança eletrônica e inclusão digital começam a dominar a literatura e agenda de governos tornando-se cada vez mais necessários. Este artigo tem por objetivo identificar as ferramentas de governo eletrônico e iniciativas de inclusão digital utilizados pela Prefeitura Municipal de Criciúma (SC) para disponibilizar seus serviços e interagir com a sociedade. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório qualitativo que realizou pesquisas em documentos e aplicou um roteiro de entrevista semi-estruturada junto a quatro profissionais da prefeitura. Foi identificado o sistema de portal da prefeitura para disponibilização de informações, serviços públicos e interação com a comunidade; e descritas às iniciativas de inclusão digital procedida pela Secretaria de Educação relacionada à capacitação de alunos, professores e comunidade.

Biografia do Autor

Daniela Chagas Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (IPG-ESUCRI), Supervisão, Orientação e Gestão Escolar (IPG-ESUCRI); Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Thiago Reginaldo, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Mídias Digitais (Estácio de Sá); Graduado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Gestão da Tecnologia da Informação pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Bolsista Capes pelo PPGEGC/UFSC.
Ana Maria Bencciveni Franzoni, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora da Universidade Federal de Santa Catarina nos Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Maria José Baldessar, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP); Mestra em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (USFC); Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina nos Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica e do de Engenharia e Gestão do Conhecimento e nos cursos de graduação em Jornalismo e Design.
Publicado
2013-10-23
Seção
Governo eletrônico e inclusão digital