Redução de riscos de desastres na prática: a participação da Defesa Civil e do município em plataformas digitais de redes sociais

  • Thiago Reginaldo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela Chagas Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria José Baldessar Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Maria Bencciveni Franzoni Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Redução de Riscos de Desastres, Defesa Civil, Plataformas Digitais, Redes Sociais

Resumo

A Redução de Riscos de Desastres (RRD) é compreendida como a diminuição das ameaças das variabilidades climáticas e desastres naturais. Essa tarefa precisa ser feita por diferentes esferas da sociedade e envolve desde cargos do governo até o cidadão. Este artigo apresenta a mobilização da Defesa Civil (DC) de Nova Friburgo, RJ, em plataformas digitais de redes sociais como uma alternativa de governança eletrônica a RRD. O estudo é de caráter quantitativo no qual foram realizados levantamento bibliográfico e digital e posterior análise de conteúdo em relação às incidências on-line da DC em suas páginas oficiais do Twitter e Facebook. Conclui-se que a DC utiliza as redes sociais como um canal de comunicação para alertar a comunidade em ações que envolvam a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação dos riscos de desastre.

Biografia do Autor

Thiago Reginaldo, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Mídias Digitais (Estácio de Sá); Graduado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Gestão da Tecnologia da Informação pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Bolsista Capes pelo PPGEGC/UFSC.
Daniela Chagas Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (IPG-ESUCRI), Supervisão, Orientação e Gestão Escolar (IPG-ESUCRI); Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Maria José Baldessar, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP); Mestra em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (USFC); Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina nos Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica e do de Engenharia e Gestão do Conhecimento e nos cursos de graduação em Jornalismo e Design.
Ana Maria Bencciveni Franzoni, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora da Universidade Federal de Santa Catarina nos Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Publicado
2013-10-23
Seção
Governo eletrônico e inclusão digital