Ensinando democracia pela web: as experiências da escola do legislativo e do parlamento jovem dentro dos portais legislativos brasileiros
Palavras-chave:
Escolas do Legislativo, Democracia Eletrônica, Ensino de Democracia pela Web, Parlamento Jovem.
Resumo
O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento das experiências das “Escolas do Legislativo” e do “Parlamento Jovem” realizadas nos portais das Assembléias Legislativas brasileiras, verificando se estes programas cumprem com a idéia inicial de tornar a política mais atrativa bem como incitar uma consciência cívica e estimular a participação política dos jovens através da disponibilização da informação sobre tais experiências no ambiente virtual. Procuraremos trabalhar com a hipótese de que os recursos digitais tem sido utilizados com crescente intensidade, embora de maneira desigual, para difundir experiências de educação política on-line, tanto para o público externo (programas Parlamento Jovem), quanto para o público interno das casas legislativas. Os resultados parciais indicam que embora amplamente difundidas nos websites legislativos, a maior parte dos websites ainda apresenta um déficit no tocante à disponibilização de informações e oferta de mecanismos de participação.
Publicado
2013-05-05
Edição
Seção
Artigos (Papers)
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