Ensinando democracia pela web: as experiências da escola do legislativo e do parlamento jovem dentro dos portais legislativos brasileiros

  • Sérgio Soares Braga PPGCP/UFPR (Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR)
  • Júlia Tadra Mestranda em Ciência Política pelo PPGCP da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Palavras-chave: Escolas do Legislativo, Democracia Eletrônica, Ensino de Democracia pela Web, Parlamento Jovem.

Resumo

O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento das experiências das “Escolas do Legislativo” e do “Parlamento Jovem” realizadas nos portais das Assembléias Legislativas brasileiras, verificando se estes programas cumprem com a idéia inicial de tornar a política mais atrativa bem como incitar uma consciência cívica e estimular a participação política dos jovens através da disponibilização da informação sobre tais experiências no ambiente virtual. Procuraremos trabalhar com a hipótese de que os recursos digitais tem sido utilizados com crescente intensidade, embora de maneira desigual, para difundir experiências de educação política on-line, tanto para o público externo (programas Parlamento Jovem), quanto para o público interno das casas legislativas. Os resultados parciais indicam que embora amplamente difundidas nos websites legislativos, a maior parte dos websites ainda apresenta um déficit no tocante à disponibilização de informações e oferta de mecanismos de participação.

Biografia do Autor

Sérgio Soares Braga, PPGCP/UFPR (Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2008).Atualmente é professor adjunto nível III da Universidade Federal do Paraná e presidente do Comitê Setorial de Pesquisa do SCHLA/UFPR (2010-). Foi coordenador (2002-2005) e vice-coordenador (2006) do Curso de Ciências Sociais da UFPR) e coordena o convênio UFPR/FIEP para a implantaçào do Sistema de Monitoramento dos Eleitos (2007- ). Tem experiência na área de Ciência Política, tendo publicado trabalhos científicos nas seguintes áreas: internet e política, elites, instituições e novas tecnologias, análise de processos decisórios e comportamento legislativo. Coordenador de projetos financiado pelo CNPq sobre o uso das novas tecnologias pelas elites parlamentares brasileiras e seus impactos nos processos de representação política (2009-), e dos ST e GT na Anpocs (Ciberpolítica, ciberativismo e cibercultura) (2010-2012).
Publicado
2013-05-05
Seção
Artigos (Papers)