Cidadania digital e (des)igualdade de gênero: uma análise feminista da gestão da internet no Brasil a partir da Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil e do I Fórum da Internet

  • Bruna Provazi Universidade Federal do ABC
Palavras-chave: Cidadania Digital, Feminismo, Gênero, Internet, Sociedade em Rede

Resumo

O artigo tem por objetivo dialogar com as recentes discussões acerca da apropriação das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) como ferramentas políticas, através do recorte de gênero. A partir de pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em 2010, pretende-se diagnosticar o panorama do acesso e utilização das TICs por mulheres e homens no país. Em seguida, analisa-se o documento resultante do I Fórum da Internet no Brasil, evento realizado pelo CGI.br, em 2011, e que buscou garantir a participação democrática da sociedade civil, a fim de identificar como (e se) a questão de gênero esteve presente em tal evento, considerando-se a questão fundamental suscitada neste trabalho: como as novas tecnologias podem contribuir para superar a desigualdade de gênero?

Biografia do Autor

Bruna Provazi, Universidade Federal do ABC
Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Publicado
2012-10-18
Seção
Artigos (Papers)